terça-feira, 17 de julho de 2012

Comentários e Resoluções Prova MP/MG - Prova de 15/07/2012 (Gestão de Concursos):


Comentários e Resoluções Prova MP/MG
 (caderno 4):

51 –  Sobre o Código Florestal Brasileiro, assinale a alternativa: 

A) As discussões mais intensas sobre as modificações da legislação ambiental começaram em junho de 1996 quando foi editada a primeira medida provisória que alterava o Código Florestal, estabelecendo novos limites para desmatamento por propriedade na Amazônia Legal e a proibição do avanço do desmatamento em propriedades que já apresentavam áreas degradadas.

B) O assunto ganhou força em 1996, quando aumentou a proporção da Reserva Legal na Amazônia de 50% para 80% no bioma das florestas e, em 2008, o governo passou a responsabilizar toda a cadeia produtiva pela comercialização de produtos provenientes de áreas desmatadas ilegalmente e editou o Decreto 6.514 que regulamentou as infrações da Lei de Crimes Ambientais.

C) O debate sobre as alterações do Código Florestal Brasileiro vem sendo foco de polêmica há décadas desde que foi aprovado em 1965, com sugestão de diversas alterações, boa parte aprovada por meio de leis ou medidas provisórias, sempre para ampliar a proteção de florestas e vegetação nativas.

D) A entrada em vigor das penalidades previstas no Código foi imediata e o presidente Lula estipulou multas e penas para proprietários que não têm a reserva legal devidamente registrada em cartório.

Resposta letra “D”: As medidas previstas no Código Florestal obtiveram veto parcial do Governo Dilma que encaminhou as alterações via medida provisória para apreciação do Congresso, e que ainda estão tramitando. Portanto, nenhuma medida entrou em vigor, muito menos no governo Lula, o que torna a assertiva incorreta. Portanto, se configurando na resposta correta.

52 –  Sobre a redução da taxa de juros no Brasil, é
INCORRETO afirmar que

A) a capacitação dos profissionais brasileiros permite que sejam recolocados rapidamente e possam colaborar para o aumento da produção e empregabilidade, contribuindo para o aumento do PIB, gerando impostos e buscando a redução da dívida interna e externa por meio do aumento do superávit primário.

B) a redução dos juros poderá ajudar, inclusive, o aquecimento do consumo; o grande problema não está somente nos juros mas também no crescimento da economia brasileira, cuja expectativa do Banco Central para 2012 é da ordem de 3,5 a 4%.

C) o Banco Central do Brasil reduziu novamente a taxa de juros em 0,75 ponto percentual, reflexo das metas traçadas pelo Governo na busca da redução das taxas de juros e do aquecimento do mercado interno frente aos problemas internacionais com a economia.

D) a busca pelo equilíbrio no sistema econômico depende de outros fatores que somente poderão ser controlados se houver intervenção do Governo de forma saudável como, por exemplo, não adotar uma postura protecionista.

Resposta letra “A” : Um dos problemas da economia nacional é exatamente a absorção e a qualificação de mão-de-obra, o que vai contra a afirmação da assertiva “A” que fala de uma absorção rápida e de capacitação. Portanto, se configurando na resposta correta.

53 – Sobre a Primavera Árabe, assinale a alternativa INCORRETA.

A) É o nome dado à onda de protestos, revoltas e revoluções contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.

B) Permanece no poder o ditador sírio Bashar al-Assad que até agora, não obstante as pressões do mundo ocidental, resiste aos ataques dos rebeldes.

C) Provocou a queda de quatro governantes na região – os ditadores da Tunísia, do Egito, da Líbia e do Iêmen.

D) Conta com a mediação da Liga Árabe, liderada pela Arábia Saudita e pelo Catar, que aprova, juntamente com a Rússia, o governo de Bashar Al-Assad.

Resposta letra “D”: Apesar da aprovação Russa ao Governo de Bashar Al-Assad, a Liga Árabe se posiciona de forma contrária e exigindo uma atuação mais incisiva da ONU, o que torna a alternativa incorreta. Portanto, se configurando na resposta correta.

54- É CORRETO afirmar que as sanções econômicas impostas ao Irã pelas potências mundiais derivam:

A) do boicote iraniano de fornecimento do petróleo.

B) do genocídio da população iraniana pelo governo de Mahmoud Ahmadinejad.

C) do programa nuclear iraniano.

D) das ameaças contra Israel ensaiadas pelo Irã.

Resposta Letra “C”: As principais discussões em torno do Irã e que lhe revertem sanções pelas potenciais mundiais dizem respeito ao seu programa nuclear.

55 – Os clérigos e peregrinos que visitam a Basílica de São Pedro expressaram choque sobre um escândalo que abalou o Vaticano temendo que isso prejudique tanto o Pontífice quanto a Igreja. Entre os fatos do escândalo NÃO se inclui

A) a ocultação da pedofilia nos seminários e paróquias.

B) a prisão do mordomo do Papa por vazamento de documentos confidenciais.

C) a publicação de um livro alegando corrupção em negociações financeiras da Igreja com empresas italianas.

D) a demissão do presidente do Banco do Vaticano.
Resposta letra “A”: A questão se refere claramente aos escândalos de corrupção envolvendo o Banco do Vaticano e ao vazamento de documentos oficiais.

56 – Sobre a Declaração das Nações Unidas de 10 de dezembro de 1948, é INCORRETO afirmar que ela garante

A) a generalização dos direitos sem levar em conta particularidades nacionais e regionais e contextos específicos.

B) a indivisibilidade dos direitos, ou seja, direitos civis e políticos, integrados com os sociais, econômicos e culturais.

C) a permanente interação dos direitos, sem a supremacia de um sobre outros.

D) a amplitude e a universalidade dos direitos humanos.

Resposta letra “A”: É incorreto afirmar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos não leva em conta as particularidades nacionais e regionais e os contextos específicos.

57 – É CORRETO afirmar que o fiel da balança no segundo turno das eleições presidenciais francesas de 2012 foi 

A) o centrista François Bayrou.

B) o conservador Nicolas Sarkozy.

C) o socialista François Hollande.

D) a representante da extrema-direita Marine Le Pen.

Resposta letra “D”: Como amplamente noticiado pela imprensa mundial, o “fiel da balança”, ou seja, aquele que teria condições de desempatar as eleições presidências francesas foi a representante da extrema-direita Marine Le Pen.

58- É INCORRETO afirmar que os excluídos da globalização são

A) os desconectados das novas tecnologias e sem instrução.

B) os desempregados e os trabalhadores precários.

C) os que realizam bicos ou atuam em empregos de ocasião.

D) as classes de renda mais baixa.

 Segundo gabarito preliminar a resposta é letra “D”. Entretanto, mesmo que bibliografia específica (BARBOSA, Alexandre de Freitas. O mundo globalizado. São Paulo: Contexto, 2001.) fale textualmente em “desempregados”, “trabalhadores precário”, “empregados domésticos”, “pessoas que realizam ‘bico’ ou em empregos de ocasião” como aqueles que NÃO fazem parte do processo de globalização, entretanto, todos esses tipos sociais apontam para as CLASSES DE RENDA MAIS BAIXA, o que é sinalizado como a resposta incorreta. Portanto, CABE RECURSO por induzir o candidato ao erro.

59- Realizou-se no dia 6 de maio de 2012 a eleição para eleger o novo governo grego. É CORRETO afirmar que o partido vencedor foi

A) o Alvorada Dourada, de extrema direita.

B) o Pasok, movimento socialista pan-helênico.

C) o Syriza, da esquerda radical.

D) a Nova Democracia, de centro-direita.

Resposta letra “D”: O Partido vencedor, como noticiado pela imprensa, foi a Nova Democracia, um partido de centro-direita.

60 – Sobre a Rio + 20, assinale a afirmativa INCORRETA.

A) A Rio + 20 será composta de três momentos com a participação de Chefes de Estado, representantes governamentais, ambientalistas, mas sem a previsão de eventos com representantes da sociedade civil.

B) O objetivo do evento é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

C) Os dois temas tratados serão a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

D) A Conferência marca os 20 anos da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

Resposta letra “A”: A Rio + 20 contou com a participação da sociedade civil em importantes eventos, dentre eles a “Cúpula dos Povos”.

Um comentário:

  1. Valeu professor....

    Além disso, a questão 58 pode ser passível de anulação, pois mesmo esses "trabalhadores precários" etc., podem ser afetados passivamente pela globalização, não sendo assim excluídos de seus efeitos. Estou correto?

    ResponderExcluir